Companhias podem evitar assédio moral no trabalho por meio da elaboração de regras claras sobre o que pode acontecer com um funcionário que descumpra as exigências. O objetivo é mostrar que existem penalizações severas, como afastamento ou até mesmo a perda do emprego por justa causa – o que é motivo suficiente para uma pessoa repensar suas atitudes.
É de obrigação dos líderes e gestores serem o exemplo aos funcionários ao demonstrar a importância de seguir regras e respeitar as outras pessoas. Se a equipe notar, por exemplo, que os responsáveis pela empresa não se importam com ninguém, vão adotar comportamentos desagradáveis, como importunar os colegas ou espalhar mentiras para manchar a imagem de um trabalhador que se tornou um alvo fácil.
Por que as empresas devem atuar na prevenção do assédio moral?
As empresas devem prevenir para proporcionar segurança, bem-estar e construir um local seguro e agradável para os trabalhadores. É também uma maneira de prevenir problemas relacionados à legalidade ou financeiro, pois se um funcionário denunciar a companhia e ganhar a causa, diversos clientes e potenciais talentos perderão o interesse de se relacionar com o negócio.
Considere também que problemas de assédio moral no trabalho reduzem muito a produtividade do colaborador e ele ainda pode apresentar problemas relacionados à saúde mental. Prevenir esse tipo de problema na empresa é fundamental para demonstrar que a marca se preocupa com a equipe e deseja que todos atuem em um local seguro e dentro dos conformes das normas reguladoras.
Quais políticas internas as empresas devem implementar para prevenir o assédio moral?
O código de conduta é uma das principais políticas internas que precisam ser aplicadas para prevenir o assédio na empresa. Em conjunto com essa medida, a realização constante de treinamentos para gerar conscientização precisa ser realizada a fim de prevenir comportamentos indesejados, além de orientar o time a respeito dos tipos de penalizações relacionadas por descumprir as regras.
Saiba que os canais de denúncia também são alternativas a optar, como a Contato Seguro, pois permite que os funcionários relatem qualquer problema sigilosamente online. Não é necessário que se identifiquem, o que gera mais segurança e confiança no momento de detalhar exatamente o que tem acontecido.
Qual o papel da liderança na prevenção do assédio moral?
Líderes devem fornecer um ambiente seguro de trabalho aos colaboradores, estabelecer uma rigorosa cultura de respeito e ser sempre o exemplo aos demais. A partir disso, a equipe se sente mais protegida porque sabe que problemas desagradáveis não acontecerão em momento nenhum.
E, mesmo que situações de assédio moral no trabalho ocorram, existe o canal de denúncia para a vítima enviar o relato e o problema ser resolvido. Portanto, além de ser o exemplo para o time, o líder precisa aplicar punições severas aos que descumprirem as suas exigências, como o desligamento da empresa ou envio para uma unidade diferente.
Como criar canais de denúncia seguros e confidenciais para casos de assédio moral?
Defina os objetivos do canal de denúncia, selecione o tipo de formato desejado, como formulário ou relato via e-mail, e acompanhe os processos constantemente. Em casos de assédio sexual no ambiente de trabalho ou verbal, é crucial que você tenha selecionado um método eficaz para os colaboradores relatarem anonimamente os problemas vividos na empresa.
O que fazer após a ocorrência de um caso de assédio moral na empresa?
Caso cheguem ocorrências, identificar o abusador e se reunir com ele para uma conversa é o primeiro passo a se fazer. Mostrar as provas incriminatórias e questionar sobre o porquê de agir de forma desrespeitosa com o colega é a etapa seguinte, pois é preciso ouvir o que essa pessoa tem a dizer.
A partir das informações adquiridas, o líder ou gestor pode cogitar o desligamento do abusador da empresa por justa causa. O objetivo é assegurar que a vítima realize o trabalho com qualidade e segurança, então, essa é uma alternativa a considerar, sobretudo se as políticas internas de bom convívio foram completamente ignoradas pelo abusador.
A Contato Seguro é o principal canal de denúncias para empresas de grande a pequeno porte, e que pode contribuir para gerar maior proteção aos seus colaboradores. Este é um recurso que poderá ajudar também a identificar problemas e corrigi-los imediatamente antes que se tornem mais complicados de solucionar!