A competitividade no período eleitoral é imensa. Isso porque os candidatos possuem um tempo super curto para demonstrar quem são, sua trajetória e principalmente, suas propostas.
Por isso, estudar e implementar as principais estratégias de uma campanha eleitoral realizadas por uma equipe em conjunto com uma agência de marketing político é essencial para o sucesso e possível eleição.
Vamos falar hoje sobre isso? Siga a leitura!
O que é uma campanha eleitoral?
É o período em que os candidatos e partidos podem (e devem) realizar propaganda sobre as propostas e candidaturas. É nesse momento que os santinhos, os jingles, comerciais políticos entram em cena para divulgar um propósito e se conectarem com o eleitorado a fim de angariar votos para o dia das eleições.
Segundo o Código Eleitoral, a veiculação da propaganda eleitoral é permitida somente após dia 15 de agosto do ano da eleição, sendo essa a data limite para o registro de candidaturas por parte dos partidos.
Mas, é importante dizer que publicações em mídias online como as redes sociais e sites podem ser mantidas em períodos externos a campanha eleitoral, desde que somente registrem momentos diários ou expressem a opinião do candidato, entre outros temas gerais.
Quais são as estratégias recomendadas para uma campanha eleitoral?
As estratégias recomendadas para uma campanha eleitoral podem variar dependendo do contexto, do cargo em disputa e do público-alvo. No entanto, algumas estratégias gerais que costumam ser eficazes incluem:
Tenha slogan e jingles chamativos
Ter um slogan e um jingle significa impactar as pessoas de maneira curta, porém impressionante. Muitos deles ficam na cabeça e auxiliam na construção da autoridade e confiança. Ou seja, essa é uma estratégia indispensável, pois criam uma identidade forte e reconhecível para o candidato e sua plataforma.
Campanha online estruturada
Uma campanha online estruturada envolve o uso eficaz de ferramentas digitais, como redes sociais, sites, e-mails e aplicativos, para alcançar o eleitorado de forma direta e segmentada. Isso inclui estratégias de marketing digital, gerenciamento de conteúdo e engajamento ativo com os eleitores online.
Para tal, contar com o apoio de uma agência de marketing político é uma ótima dica para quem quer estar presente no mundo digital de forma estratégica e inteligente!
Converse diretamente com seu eleitor
A comunicação direta com os eleitores é fundamental para construir conexões significativas e ganhar sua confiança. Isso pode ser feito por meio de debates, eventos presenciais e virtuais, redes sociais, e-mails e outras formas de interação que permitam aos eleitores expressar suas preocupações e receber respostas claras do candidato.